Como obter artigos pagos através de casa?

Esta questão é muitas vezes a responsável por não lermos um ou outro artigo, simplesmente porque nos deparamos com uma página que nos pede ou 25€ por um artigo :x Ou então pede um Login. Se estivéssemos na Faculdade, sob a rede da faculdade, íamos ter acesso provavelmente a esse artigo. O que se pode fazer então nesta situação?

Tomemos como exemplo este link: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6WK7-4T9CD1R-3&_user=457046&_rdoc=1&_fmt=&_orig=search&_sort=d&view=c&_version=1&_urlVersion=0&_userid=457046&md5=1f5648f92536961bef0366f5944ad81e

Se abrirem o link, e se não estiverem na faculdade, deverá ser-vos impossível abrir o PDF. Para contornar esse piqueno problema, façam:

1. Abram uma nova janela ou um novo separador no vosso navegador

2. Copiem este link para a barra de endereços mas NÃO CARREGUEM NO ENTER NEM NO “IR PARA”. Colem, mais nada: https://webvpn.uc.pt/http/0/

3. Colem agora a parte do link do artigo que começa por www…. (o link sem a parte do http://) à frente do que está no passo 2. Fica algo assim:

https://webvpn.uc.pt/http/0/www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6WK7-4T9CD1R-3&_user=457046&_rdoc=1&_fmt=&_orig=search&_sort=d&view=c&_version=1&_urlVersion=0&_userid=457046&md5=1f5648f92536961bef0366f5944ad81e

4. Tentem aceder. Vai-vos dar uma página onde podem pôr os dados de acesso ao WOC, ou ao Webmail da Universidade de Coimbra (quem não tiver conta da UC e precisar mesmo do artigo, mande-me um mail). Depois disso, a página do artigo é recarregada como se estivessem na faculdade :)

Esta maneira dá para qualquer site. O problema é que fica mais lento que o normal. Mas se der para arranjar o artigo… ;)

5 thoughts on “Como obter artigos pagos através de casa?

  1. André, tens que pôr o TEU email da faculdade ;) Se não tens um é porque naturalmente não és estudante em Coimbra, e nesse caso desculpa não te posso ajudar… Experimenta enviar um email ao autor do artigo a pedir as provas pré-publicação. Normalmente mandam.

  2. Pingback: How people end up in my blog… « Doei Doei

  3. Sem dúvida este é um grande “Como fazer”! Hehe
    Ainda bem que existem bioinformáticos! Cada vez mais são dos precisos no meio científico. Assim, deixo o meu incentivo e o meu obrigado por esta pequena grande dica, da qual eu não fazia a menor idei

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s