Ouvir rádio no computador

Quem me conhece desde há uns anos sabe que andar na rua, para mim, não faz sentido sem ser com um par de phones nas orelhas. Não digo que música seja a minha vida, ou que seja um fanático, mas gosto de dar uma banda sonora ao dia-a-dia :) Seja ela qual for!
Accordingly, gosto de acordar sem ser com o barulho irritante do despertador, mas com alguma música suave (ou não). Em Coimbra, era a MegaFM que me despertava de manhã, ou tentava despertar :x Aqui, tem sido a rádio que sintonizei no primeiro dia que cheguei que me acorda todos os dias. E é uma desgraça diga-se de passagem :x

Hoje bateu-me a saudade e quis ouvir um bocado de rádio de casa. Fui à net e ao site deles (http://www.mega.fm) e lá carreguei na emissão online, só para ser desapontado com a falta de suporte ao Linux, para variar :( Mas, geek que é geek, arranja maneira, por isso aqui vai como eu pus isto a bombar no meu portátil.

Primeiro, fui ao site deles, saquei o link do stream e fiz download do seu conteudo para o meu pc:

wget “http://www.mega.fm/live/streammegafm_new.asx”

Cuscando o que está dentro desse ficheiro com um cat vemos isto:

<ASX VERSION=”3″>
<Title>MEGA FM – A tua Música</TITLE>
<AUTHOR>2005 Mega FM</AUTHOR>
<ENTRY>
<ref href=”http://www.mega.fm/live/jingle.mp3″/&gt;
</ENTRY>
<ENTRY>
<ref href=”mms://stream2.mega.fm/MEGAFM”/>
</ENTRY>
</ASX>

Interessa-nos o 2o link: mms://stream2.mega.fm/MEGAFM

Vamos mudar o início para http e ficamos com http://stream2.mega.fm/MEGAFM

Saquemos isto com wget e fazendo cat para cuscar o que lá está dentro temos:

[Reference]
Ref1=http://stream2.mega.fm/MEGAFM?MSWMExt=.asf
Ref2=http://192.168.150.1:80/MEGAFM?MSWMExt=.asf

Eu pessoalmente peguei na 1a referência e pus no totem: totem http://stream2.mega.fm/MEGAFM?MSWMExt=.asf

Worked for me :) Pus aqui o protocolo todo para se quiserem ouvir outras rádios tentarem fazer o mesmo. Quem quiser ouvir a mega, basta fazer este último comando. E quem diz totem, diz vlc, mplayer, etc… :)

Outra alternativa, que na altura não deu para a MEGA mas deu para muitas outras rádios, é usar o WATAPLAYAH, que já tem uma catrefada de rádios mesmo à mão, além, se bem me lembro, alguns canais de TV também :) Agradeçam à malta da PyTeam por essa pérola de software.

4 thoughts on “Ouvir rádio no computador

  1. Ora viva!
    Obrigado pelo post, apesar não ser utilizador de linux, foi-me bastante útil :)
    Parabéns pelo blog! Vai dando notícias.
    Continua assim!

  2. No Windows não há problema :) A MEGAFM pede um plugin do Windows Media Player para ouvir a rádio na net, o que para os utilizadores do windows, não tem qualquer problema porque já vem pré-instalado. Para mim e para quem usa Linux, ardemos porque não podemos instalar :x Há que ser manhoso :)

  3. No windows penso que o problema é o mesmo. Sempre podes ir ao tvtuga por exemplo e ouvir a rádio que queres, o problema é fazer o que ele quer que é colocar a rádio num programa normal de música sem ter de ir lá (apesar de dizeres que não há suporte linux!). De qualquer maneira, mas dificilmente ou não a verdade é que funciona sempre melhor em Linux que em windows. Bom post miúdo. ;) As always.

  4. Boas,

    vi no teu post um pouco do meu dia-a-dia (tirando que não estou fora de casa :P) pois eu também tenho de estar sempre com uma músiquinha a tocar e acordar tem de ser com a aparelhagem a dar alguma coisa.

    Gostei do teu hack, algo digno de um geek ;). Agora manda é para a MegaFM como dar suporte a outros sistemas que não Windows. Que tal? Se eles te derem ouvidos contribuis para a a existência de mais ‘acessos’ àqueles que usam Linux.

Leave a Reply

