Id Software Games no Linux

Pois é malta, os dias do ‘tenho linux não posso jogar’ estão cada vez mais perto do fim.

A Id Software permite desde já a algum tempo que os seus jogos sejam jogados em plataformas linux. Eu só descobri há pouco tempo. Aqui fica as dicas para o Doom 3 e o Quake 4. Para quem usa linux e gosta deste género de jogos, acho que é uma boa forma de relaxar. Acualmente tenho os dois jogos a correr no meu sistema.

Vamos rever o tutorial para o Doom3. Para o Quake 4 foi parecido. :D

Tudo o que têm de fazer é o download do ‘doom3-linux-1.3.1.1304.x86.run’, a versão mai recente actualmente. O ficheiro pode ser encontrado aqui.

Depois basta instalar como sudo. Certifiquem-se que as autorizações estão okay.

chmod a+rwx doom3-linux-1.3.1.1304.x86.run
sudo ./doom3-linux-1.3.1.1304.x86.run

isto vai instalar o jogo em /usr/local/games/doom3

Depois de terem este ficheiro instalado, vão aos CDs originais que compraram e basta copiar os ficheiros pak00*.pk4 que estão em /media/cdrom0/Setup/Data/base para a pasta /usr/local/games/doom3/base

Depois basta correr o comando doom3

Deixo os icons de atalhos para vocês. Deve funcionar :D

Por isso já temos mais dois jogos a correr nativamente em linux! Aos poucos ganhamos terreno!

6 thoughts on “Id Software Games no Linux

  1. Se os drivers não mararem o Q4 dá de certeza, joquei o Q4 na minha velhinha Mobility Radeon 9700. Boa sorte! PS: com o advento do Gbs nas redes e sistemas como o onlive, o gaming Linux vai ver game over antes de ter tido oportunidade de “insertar a coin” xD

  2. eu nunca disse que o doom não dava. disse era que o quake4 talvez não desse ou corresses com graficos ranhosos.

    mas o doom é fixe para pores.

  3. Tem de dar! A minha placa é uma ATI radeon express 200M, 128Mb dedicada! Porra… o doom até com a minha batoneira de casa dava pa correr! Tem de dar…
    Eu vou por o doom!

  4. Thx roger! :D

    Andrefmartins, o quake4 não é tipo open arena, é tipo doom. não sei se consegues puxar os gráficos com o teu pc. tenta primeiro por o doom3 a ver como funciona. o quake4 acho que tens de ‘arranjar’ já a versão para o linux. foi assim que eu arranjei. eu posso por-te isso quando for aí a coimbra.

    tenta por o doom3, vais gostar tb! são ambos single players!

  5. “Pois é malta, os dias do ‘tenho linux não posso jogar’ estão cada vez mais longe do fim.”

    Teixeira, não querias dizer antes: “perto do fim”?

    Ganda poste!!!

Leave a Reply

