Eu, tu e o outro…

Boas pessoal! Este é o meu primeiro post desde que abandonei o meu país. Como alguns sabem, primeiro segui rumo a Itália (Turim) e depois rumei para França (Orléans) onde me encontro neste momento. Em Itália estive duas belas semanas a fazer um curso intensivo e em Orléans estou a trabalhar no phD. Separando por tópicos:

– Torino – Quando cheguei pensei (5 horas de viagem, avião + autocarro),  que era uma cidade super caótica e que ninguém na estrada respeitava ninguém, o taxista por exemplo passava nos vermelhos como se fosse manteiga! Em suma o que me passou na cabeça no momento era que iria estar completamente tramado… erradamente. Mal cheguei à residencia de estudantes Lungo Dora Siena, vi logo que aquela cidade tinha uma simpatia e uma forma diferente de acolher as pessoas. O trânsito é caótico e regra geral as pessoas e a cidade não são muito limpas (fora o centro), mas sabem bem acolher!

O primeiro dia de curso, marcou todos os dias seguintes… e porquê?? Porque simplesmente no primeiro dia conheci timidamente as pessoas, apresentei-me, convivi, assisti ao curso, almoçamos, tomamos café… estava formado um grupo forte e cheio de energia… saímos à noite logo! ;) Eu nunca vi uma noite como aquela (mesmo assim Coimbra não fica atrás), era tudo muito caro é verdade, mas a noite é uma verdadeira loucura… sextas à noite o centro da cidade parece a Queima das fitas de gente gira e bem vestida, uma imensidão de gente na rua a conviver e os bares à beira rio cheios de boas sensações.

Tudo está bem quando acaba bem, mas neste caso começou logo lindamente… muita gente conheci… o curso foi excelente, os jantares de pasta eram bem bons e ainda melhores eram os oferecidos pela organização com 8-9 pratos de entradas e 2 principais mais sobremesa! Aprendi logo a dizer: “Signiori, posso havere vino e acqua frizzante!”. A água gaseificada é uma tara dos Italianos… até no café expresso bebem um shot de água com gás! Ciao Torino. Ei de lá voltar convosco.

– Orléans – Porto-Paris, Paris-Orléans (4horas), foi uma boa viagem, mas a TAP estava um pouquinho desorganizada, deve ser das greves! Cheguei à cidade e tudo estava igual, calminho, organizado, o apito do Tram, as pessoas os quiosques, a Brasserie du Croc, o Francês no ar e verde do relvado bem tratado. Segui de TRAM até ao centro de alojamentos, tratei do quarto (tive de pagar logo 9 meses de arrombo) e fui em direcção à residencia Des Chataigniers… Ouço uma voz ao fundo… ” Tu la… Tu besoin quelque haide? Je suis de Des Chataigniers…” eu respondi como o JP sabe… ” Mais Oui… Merci!”. Era uma rapariga Romena muito simpática, que também vive na residência e que decidiu ajudar-me porque aqui toda a ajuda é pouca. Entrei dentro da residência, fiz o rendez-vous e o check in (tudo aqui é anotado e apontado), e deitei-me… Não tenho lençois nem toalhas, disse eu para mim, fui lá a baixo e perguntei pela porra dos lençois e toalhas, resposta: “Tem de pagar 20 euros por ano!”, a minha resposta: “Bah merde, est-que il y a quelque chose gratuit?”… paguei! E fui a uma festa caseira na casa dum companheiro de grupo.

2º dia, estava a jantar uma sandes e a beber uma bela duma leffe tranquilamente na cozinha, e deparo-me com Chinês que me pergunta se tudo está bem comigo num francês muito mau, eu respondo que sim e retribuo a saudação e a cortesia e ofereço-lhe uma cerveja de seguida. Estavamos os dois a conversar e a beber a cerveja, mas mal o compreendia porque tanto o Inglês como o Francês eram muito maus… mas tentava… eu fui dizendo que estudava cá e que estava a fazer a minha “thése”, mas ele não compreendeu muito bem! Nisto ele contou a vida dele na China e que estava a fazer o curso de mecânica em Orléans e depois o Master e voltou a perguntar: ” Mas o que fazes realmente?”. Eu disse: ” Pá trabalho na área de Ciências Biológicas e Quimicas (Ele regalou os olhos em bico), e estou a fazer o phD como se diz em Inglês!”…. PahhhhhhhhhhhhhUUU O Homem num ápice levanta-se da cadeira irto e firme em direcção a mim e curva-se com uma vénia prolongada… Eu pisquei os olhos, caiu-me uma bola de ranho pelo nariz tipo Naruto e disse: ” Praticas Kun-fu, Chen Jining?”, ele saiu apressado foi ao quarto e ofereceu-me bué comida chinesa e chás…

The_many_faces_of_Naruto____by_Shade_SilverWingnaruto_leeteam0051

.                                                         (Chinês – Chen Jining)

.

.(André)

Diz-me o Homem: “Para mim é um privilégio ter-te conhecido!”. Confesso que me emocionou um bocado… Ontem fomos a uma festa os dois! Axo que se vai iniciar aqui uma boa amizade… O André e o Chinês! Ou o Chinês e o outro…!

Os chás devo dizer que são uma maravilha! Os pais dele trabalham no Tibete e ele já disse que estou convidado a ir lá na boa. Secalhar…

E é assim, não sei mais o que dizer mas quando souber volto a escrever de novo! Para já fica este pequeno resumo…

A vida ás vezes é esquisita, na maior parte das vezes quando não contamos com nada, acontecem coisas completamente surreais que são capazes de nos modificar fortemente… mas não é isso VIVER? Estou curioso com o que se seguirá… “tudo pode acontecer e mais tarde irás saber, quando eu te conhecer melhor…”

Abraço amigo,

André

7 thoughts on “Eu, tu e o outro…

  1. Grande Incanha! Deste comigo aqui? hehehe ;) Este é um blogue formado entre amigos de Coimbra que estao espalhados pelo mundo fora, acaba por ser um blogue pessoal e colectivo ao mesmo tempo. Espero que gostes! Vi a viagem para ti mas tava um pouco cara ainda… Cours de français vendredi soir? ;) Ai a Queima… só acredito quando lá estiver com uma mini nas mãos! ;)

  2. A página do CBM/CNRS? http://cbm.cnrs-orleans.fr/

    Sim Texas, eu não vim com espectativa nenhuma, muito pelo contrário! Vim até um pouco contra a vontade mas conformado com a situação… a primeira vez que estive aqui também foi assim, um dia estava para morrer, só me apetecia era vomitar tudo para fora e voltar a Portugal… dormia… ao outro dia estava com uma felicidade estúpida! Se continuasse assim acho que ganhava um depressão, e não era muito bom!
    Desta vez como já sabia como era, vim praticamente nu para este mundo… o que vier que venha… mas não sei como vai ser para a frente!

  3. Altamente André!

    Essa calma e começar por baixo é bues importante..

    Tou bues contente que tejas a curtir! essa merda é bues importante..

    Aqui para estes lados a minha vida tem sido um furacão nos ultimos dias..

    Eu ando sempre assim…. meio apagado.. depois quando volto à vida curto tanto e é um salto tão grande que qq dia morro do coração..

  4. Nice :) Pois é, acho que conheço malta do teu grupo! Ou pelo menos o meu orientador conhece bem. Hás de me dar a página para eu cuscar :P

    Abração, glad you’re doing fine!

  5. Sim JP para já está tudo bem! também já vim para cá com as espectativas num lugar modesto… o que quer dizer que tudo o que me acontecer é uma surpreza! ;) Gato escaldado… Mas está a ser uma boa estadia, tenho tratado de burocracias e já saí á noite (até ás 22:30h) três dias seguidos. Ontem por exemplo, a romena veio bater-me à porta para me convidar a ir a um bar de salsa e à festa do centro! Foi muito porreiro… Mas nada de loucuras Coimbrãs! ;)

  6. Impecável :) Ainda vamos ver o André a fazer cosplay de Naruto com o chinoca :P Tás-te a dar bem por aí pá? Aqui tá um tempinho da merda :D

    Grande abraço André-kun!

Leave a Reply

