A libelinha é chata – Parte II

Efectivamente, conforme dito pelos dois Joões :), a libelinha voa 15km. Simples e seco mas é.

Os dois meninos encontram-se passado uma hora, portanto a libelinha voa necessariamente uma hora; percorre, assim, 15km sendo que voa a uma velocidade constante de 15km/h.

O matemático John von Neumann (dos mais brilhantes) estava numa festa quando lhe fizeram esta pergunta. Após reflectir durante um bocado, respondeu: “15km”. A pessoa que fez a pergunta ficou perplexa, dizendo que a maioria dos matemáticos tentara resolver o problema começando por determinar quantos km voa a libelinha até encontrar o outro meninno, depois o caminho de volta e assim sucessivamente, sempre calculando percursos cada vez mais curtos.

Ora, isto envolve a resolução de séries infinitas, que requere uma matemática avançada. Von Neumann, em resposta à explicação, disse: “Sim..mas foi assim que eu resolvi.”

Achei engraçada a simplicidade da resposta.

2 thoughts on “A libelinha é chata – Parte II

  1. muito bom! Lá esta, tendo a nao acreditar em sobredotados mas realmente existem pessoas realmente aptas para certas áreas especificas… a matemática e a física são realmente no nosso intender tão incriveis que ficamos estúpidos com tamanho raciocínio! Incrível, quem me dera… ;) cheguei lá felizmente depois de muita duvida… e felizmente estava certo! mas sempre na incerteza.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s