Warcraft III no Linux bem como outros jogos e programas

Já faziam 5 anos mais ou menos que não jogava Warcraft III, e depois de ter passado o meu secundário completamente viciado no jogo, já tinha algumas saudades da velha Battle.net. Fazia também anos que praticamente não jogava a nada. E como às vezes apetece dar ‘só uns tirinhos‘ ou fazer uns ‘tower rush‘ decidi voltar a instalar o Warcraft III.

Mas como actualmente estou a usar o Kubuntu 9.10 a instalação não foi tão directa como no Windows. Ou isso pensava eu. :)

Aqui fica uma guia de como instalar jogos como Warcraft III ou similares e mesmo não similares, bem como outros programas no Linux.

Claro que já todos terão ouvido falar do Wine. O Wine apesar de não ser um emulador, para nós leigos funciona como tal. Por isso, a primeira coisa que devem fazer é instalar o Wine. Actualmente os repositórios do Ubuntu já trazem tudo portanto..

$ sudo aptitude install wine

Depois há um outro componente com convém instalar. o Gecko.

$ sudo aptitude install wine*-gecko

onde o * é o número da versão actual. Neste caso wine1.2-gecko é o nome do pacote.

Depois existe um outro programa que já nos permite instalar tudo automaticamente e já vem preparado para uma série de jogos e programas e que funciona em conjunto com o Wine. Estou a falar do PlayonLinux.

$ sudo aptitude install playonlinux

Depois abram o PlayOnLinux (POL) (deve estar já algures no vosso menu). No POL vão ter um menu que diz ‘Instalar’, nele vão aparecer uma lista enorme de programas e jogos. Seleccionam o que querem. No meu caso escolhi o Warcraft III. O POL vem já preparado para um carrada de programas como o Microsoft Office 2007, AutoCAD, e afins. Para quem usa linux vale mesmo a pena experimentar a combinação Wine+POL.

Quando seleccionam o programa ou o jogo o POL pede-vos para colocarem o CD na drive, onde depois têm de seleccionar a pasta onde está o CD montado. Para quem não sabe os cds em Ubuntu vão para /media/cdrom

Caso tenham o jogo numa .ISO (não vou perguntar onde o arranjaram :D), podem ver neste post como montar directamente uma ISO no Ubuntu.

E nada, depois é só next -> next -> next e o jogo fica instalado. :)

O jogo há de aparecer no menu do Wine dentro do vosso menu de programas. Basta correr. Em princípio nada mais será necessário. No meu caso eu instalei primeiro o Jogo do que o Gecko, mas o POL estava sempre a chatear-me com o Gecko pelo que acho que é melhor mesmo instalarem o Gecko.

Divirtam-se :)

5 thoughts on “Warcraft III no Linux bem como outros jogos e programas

  1. Quando vc for usar o terminal do Linux
    Coloca assim:

    sudo apt -get install wine

    e depois:
    sudo apt -get install wine*-gecko
    Só n lembro se coloca o (*)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s