Patenteamento de genes?!?!?! PRÓ C***LH*!!!

Epa, desculpem este título!! Mas este é dos poucos assunto hoje em dia que me deixa mesmo sensacionalista e ainda me faz vibrar de emoção, felicidade ou revolta, depende da situação!!

A vocês que são também cientistas pergunto a vossa opinião directa! Fiz também a entrada no Ode Triunfante, pelo que podem surgir lá comentários interessantes.

Esta sim foi uma grande vitória para a humanidade!!!!

Judge Invalidates Human Gene Patent
New York Times Mar. 29, 2010

A federal judge on Monday struck down patents on two genes linked to breast and ovarian cancer.

The decision, if upheld, could throw into doubt the patents covering thousands of human genes and reshape the law of intellectual…

http://www.nytimes.com/2010/03/30/business/30gene.html

4 thoughts on “Patenteamento de genes?!?!?! PRÓ C***LH*!!!

  1. Eu pessoalmente também sou contra patentes, acho que são um autêntico entrave ao progresso. Mas por outro lado compreendo quem as defende.

    Pegando no teu exemplo. Tu estiveste um ano a optimizar e simplificar um protocolo. Que me impede de lhe pegar e fazer com ele algo sem sequer te dar crédito? Se tiveres o protocolo patenteado, podes sempre chamar a ti os direitos e controlar quem o usa. É uma espécie de protecção de propriedade intelectual.

    O facto de se patentear um gene, é o mesmo que se patentear uma proteína. É idiota. Agora, protocolos de sequenciação/purificação/etc compreendo que se patenteiem. Se, e isto é uma grande salvaguarda, houver alternativa. Senão aí cria-se monopólio. Mas este monopólio também não é mau.. da impossibilidade de se fazer algo de uma forma criam-se outras.. É complicado..

    O facto do teu método estar patenteado simplesmente significa que outros não o podem usar sem te pedir autorização e, em princípio, pagar por ele. Têm sempre outros métodos à escolha, mas claramente menos optimizados. É um trade-off, como de costume, de preço qualidade :)

    Percebes o meu ponto de vista?

  2. JP,

    vou responder rapidamente, fica uma conversa mais extensa para depois.

    Penso que patenteares o método de isolamento do gene é praticamente o mesmo que patenteares o gene. Fazendo a analogia com as proteínas,

    não existem 50 métodos para preparar uma proteína. Ou é aquele ou não é. E se houverem outros têm um rendimento muito inferior. Por exemplo, a proteína com que estou a trabalhar, não consigo imaginar nenhuma outra forma de a preparar. O protocolo está super simplificado e super optimizado. Mudar qualquer coisa é o mesmo que tirar rendimento ao processo.

    Assim sendo, patentear o método é praticamente o mesmo que patenteares a proteína em si.

    Isto é uma conversa complicada, eu com o tempo criei uma mentalidade completamente contra patentes, sejam elas quais forem. A discussão do outro dia sobre os artigos no nebioq também me ajudou a formar melhor a minha opinião e posição sobre o assunto das publicações.

    Btw, já li o teu comentário no tópico do Ubuntu. Quero ler outra vez para te responder, mas está uma conversa bastante interessante. Muito rapidamente, talvez o gajo devesse ouvir um bocado os outros. A ganância do Homem (no plural) está aqui a entrar em cena.

    Abraços :)

  3. Já que andaste a comentar o meu post da geekalhice :)

    Patenteamento de genes é absolutamente absurdo. Agora, patenteamento de protocolos de isolamento e de detecção já não é assim. Pelo que li, podia-se até agora patentear um gene, desde que se isolasse o mesmo. Isto é parvo e contra-natura da própria ciência. Porém, o patentear de mecanismos de isolamento, técnicas de purificação, entre outras, já concordo que exista, apesar de não apoiar a ideia. É tirar lucro de algo que demorou a ser inventado, tal como qualquer outra opção.

    De qualquer maneira, kudos à decisão do Sr. Juiz. Enfrentar a big-pharma não é simples e vão decorrer desta decisão dezenas de appeals e afins que ainda podem virar isto do avesso. Mas é um começo :)

    Um gajo começa a ter esperança nos americanos… isto em 2 meses aprovarem uma reforma de saúde e negarem a patente de um gene… o Obama trouxe mesmo a mudança :)

  4. Pingback: Patenteamento de genes?!?!?! PRÓ C***LH*!!! « Ode Triunfante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s