O meu Google Summer of Code

Já faz tempo que venho aqui mandar umas postas :) A grande razão é a falta de tempo que vem de estar a lutar em 3 frentes. Hoje dei a estocada final numa e abriu-se um raio de Sol para dizer “Doei!”.

Concorri em Maio ao Google Summer of Code, com um projecto ligado à Open Bioinformatics Foundation, mais especificamente ao projecto Biopython. Umas semanas depois veio a confirmação. Tinha sido aceite. Mãos à obra :)

Para começar, fica aqui o meu projecto. Como é grandito, deixo um link para a página “oficial”. Basicamente, a minha ideia é adicionar funcionalidades ao módulo de biologia estrutural do BioPython que o tornarão mais útil e completo. A maioria das ideias são funcionalidades que me dão jeito.

De coisas simples como renumerar os resíduos numa molécula, até operações mais complexas como “Coarse-graining” de estruturas ou hidrogenação de proteínas (algoritmo simples! Nada de complicações!), o projecto está recheado de ideias que me vão fazer crescer enquanto programador e enquanto membro de uma equipa (estou obviamente a coordenar a minha contribuição com as de muitos outros).

Vou na 3a semana de contribuição e estou a ir de acordo com o plano. Acrescentei umas coisitas a mais pelo caminho, algumas funcionalidades desdobraram-se, e outras foram repensadas e reimplementadas. Está a ser bastante excitante e motivante. Estou a ter um apoio simplesmente fenomenal por parte da comunidade, até já levei umas trancadas dos big shots quanto a como fazer as coisas. Estou de momento a trabalhar numa coisa completamente fora do plano de trabalhos: um algoritmo de hidrogenação de estruturas. Estou-me a basear em vários programas já existentes para escrever o meu próprio algoritmo e é daquelas coisas que me está a fazer perceber TANTO mais de biologia computacional que até assusta. Andar a ler código de outras pessoas, seja ele em C ou em Python, passar horas a ver como um algoritmo está desenhado e finalmente chegar a uma conclusão é bastante refrescante.

Enfim, sem querer entrar em muitos detalhes do projecto, porque isto ainda anda a mudar de dia para dia, está a ser muito boa a experiência e já se dissipou todo o medo que tinha de falhar. Para quem quiser seguir progressos, a página da Wiki vai sendo actualizada consoante a minha disponibilidade (pelo menos uma vez por semana), e o código está alojado para quem quiser ver aqui.

Talvez agora tenha um bocadito mais de tempo para estar de volta ao blogging :)

2 thoughts on “O meu Google Summer of Code

Leave a Reply

