Tiddlywiki

http://www.tiddlywiki.com/

Aqui vos deixo com uma apresentação do que eu estou a usar agora como caderno de laboratório. Claro está, dá para muito mais que caderno de lab. Talvez vos seja útil. :) vale a pena dar uma olhadela.

15 thoughts on “Tiddlywiki

  1. OK! Era so para saber mesmo. XD Eu acho que te meteste nisto porque tens vontade de te meter em LaTex. ;) Assim vais-te familiarizando com um super utensílio que é este TiddlyWiki, para depois ser de giz a passagem para LaTex.

    Eu quando tiver duvidas vou aqui postando. Obrigado

  2. Se quiseres que eu veja online tens de o meter no Tiddlyspot.com e fazê-lo privado.

    Mas sendo que é um ficheiro muito pequeno, acho preferível mantê-lo offline e ir enviando por mail. Epá, tudo depende mesmo do que queres fazer… se quiseres mantê-lo tipo blog para muita gente ver e estar sempre actualizado pois o melhor é online, se não é ir enviando de vez em quando. Depende mesmo.

  3. :°) Hehehehe OK!

    Pa a mim parece-me util e devo usar. Uma cena, se quiser partilhar contigo a minha Wiki ou se quiser usar num outro pc qualquer o que se faz?

    Tenho de te enviar sempre o ficheiro html ou da para ires vendo online?

  4. O TagGrid cria-te uma table com a interação entre as TAGS que tu queres representar. Tipo diz-te que existem 3 tiddlers com a TAG1 e a TAG2.

    Epa, eu sei que o JA não é homem para usar este tipo de coisas. Mas eu também não estava a pensar no JA quando escrevi o post :) Se tivesse a pensar no JA tinha de ter comprado primeiro um portátil de 45” para poder estar ao mesmo nível.

    :)

  5. O que te faz o TagGrid?

    Eu já tinha visto a cena da cor na tabela, porque fiz o exemplo que deste acima e quis separar na tabela os eixos com cor diferente. XD Fiz novamente bgcolor(#a0ffa0): e deu um esverdeado.
    Tem é de ser tudo feitinho à la pata! É o mesmo que dizer que o JA por exemplo nunca usará este utensílio.

    O plugin para os videos é o playerPlugin. Encontras quando importas todos os plugins de http://www.tiddlytools.com. Comigo ainda não funcionou muito bem, porque tenho de instalar uns plugins para o firefox à parte. Talvez vocês também tenham de o fazer em Linux.

  6. Tive agora a sacar o TagGridPlugin. Está bastante fixe.

    Epa, não é batatas com cenourinhas… mas também não é nada de outro mundo, acho que é bastante fácil, e uma vez que apanhas a cena, aí então não há nada que enganar.

    Só uma cena que descobri agora, para pores cores nas tabelas tens de escrever:

    |bgcolor(#):

    à frente do # o códio html da cor. Podes usar o GIMP para saber o código da cor que queres. Se clicares na palete de cores do GIMP ele mostra-te o código HTML para a cor que estás a escolher. :)

  7. Pois, ainda não tinha visto a tua resposta mas já lá tinha chegado. :)

    A cena dos themes já eu sei! XD
    Procuras em http://www.tiddlythemes.com, e vais encontrar uma variedade de themes á tua disposição. Pesquisas o link do theme e introduzes em importar (zona que te pede o link). Importas e voilá! Grava a cena, fecha o tiddly e volta a abrir.

    Para os plugins, fazes o mesmo mas com o link directo http://www.tiddlytools.com no import. Ele vai dar-te uma lista imensa de plugins que podes usar.

    Mas isto não é batatas com cenourinhas! XD

  8. Já estou a perceber a cena e ja fiz uma cena engraçada para mim com os Tiddlys e alguns plugins. XD

    Mas não é cachimbo da paz! XD É meio confuso ao inicio, mas uma vez optimizado é engraçado. Mais tarde posto aqui o que fiz até agora.

    O vídeo youtube ainda não tá muito bem, mas já dá flashes! XD

  9. Vamos lá ver o básico a ver se te consigo ajudar nisto.

    tu em todos os sites do tipo tiddlywiki vais sempre encontrar o botãozinho a dizer “edit”, se clicares vais poder ver o texto do tiddler, por outras palavras o código se preferires, que não tem nada de especial.

    Se fores à página da http://www.tiddlywiki.com experimenta no “search” a procurar por “tables” e abrer o tiddler to tables

    se abrires ves uma tabela, certo? ora esse tiddler é exactamente isso, o exemplo de uma tabela. para veres como se faz a tabela basta clicares em ‘edit’, neste caso ‘view’.

    e o que tu ves é todo o texto que foi usado para fazer aquele tiddler: e o texto da tabela é este,

    |!th1111111111|!th2222222222|
    |>| colspan |
    | rowspan |left|
    |~| right|
    |bgcolor(#a0ffa0):colored| center |
    |caption|c

    com base neste texto é fácil decifrar como se faz uma tabela.

    basicamente delimitas os blocos da table por |
    acrescentas ! para dar cor de título
    e por aí fora. Esta tabela exemplo está feita de forma a mostrarte como escrever a tabela e como fazer os diferentes efeitos.

    Se no search procurares por ‘Images’ e abrires o tiddler ‘EmbeddedImages’ tens toda uma secção a explicar-te como meteres imagens nos tiddler.

    e por aí fora.

    O theme, eu ainda não sei como por. Ainda não pesquisei isso.

    A única coisa que me deu mais trabalhar de perceber é como meter plugins, isso pode não ser muito directo, mas é super fácil. até na página oficial encontras a resposta se procurares por ‘plugins’.

    ah! para criares links entre os tiddlers basta meteres a palavra entre [[tiddler]]. por exemplo. ou [[palavra|tiddler]].

    seja como for basta clicares em ‘edit’ ou ‘view’ para veres como o tiddler foi escrito.

    não vou escrever mais agora para não tornar o texto muito grande.

    Eu tenho agora todos os protocolos e anotações diárias, conclusões e tabelas no tiddler que uso para o lab. Quando preciso de qualquer coisa é super fácil encontrar porque tudo está interligado.

  10. A cena do gajo está impecável e é muito gira, mas:

    1-Como é que ele criou o theme dele?
    2- Como é que ele edita aquelas equações e tipo de texto?
    3- Como é que ele insere um link e faz esse link pertencer a outra tiddlyWiki?
    4- como é que tu tens a certeza que ninguém vai ao teu TiddlyWiki e te edita tudo e te apaga tudo? Eu por exemplo podia editar as cenas do gajo, mas essas cenas ficam gravadas no meu ficheiro? É isso?
    5- Pá ao contrario do que disseste já pesquisei bastante na cena… e não encontrei uma ajuda, para colocar uma tabela, figuras, desenho, criar uma nota mnemónica ou uma cena para me orientar…

    Pá, ou aquilo é muito fácil e eu já fiz o que era pretendido mas não me apercebi ou então não percebi mesmo! XD Sorry

    Mas vou continuar a tentar!

  11. Vamos lá ver,

    1 – o TiddlyWiki é um ficheiro html
    2 – Perdes tudo o que lá tens. É o mesmo do que dizeres, se formatares o pc o que acontece? Se perceres as pastas onde tens toda a tua informação o que é que acontece?
    3 – Refereste ao site do tiddlyspot? eu ainda não usei o site. Uso só o ficheiro offline no meu computador.
    4 – Essas cenas estão explicadas no site official, http://www.tiddlywiki.com, pelo menos as cenas mais basicas, tabelas, imagens, formatações de texto, etc.. calendários não vi, isso deve ser com plugins.
    5 – mesmo que o 4.
    6 – o que sacaste é o ficheiro do tiddlywiki, é nesse ficheiro que vais por e criar toda a tua estrutura de informação.
    7 – isso é um ficheiro, podes tê-lo só offline ou tê-lo online como um pagina web, aliás é para isso que funciona o tiddlyspot.
    8 – os tutoriais não ajudaram grande coisa porque não os lestes com atenção. O programa não é mais que um ficheiro html, podes confiar tanto na fidelidade dele como num ficheiro .doc ou .xls.

    Resumo:
    Eles não pedem nada, isto não é um questionário. É super userfriendly basta quereres perceber. Não tive de matar ninguém apenas tive de ler um bocadinho da página oficial para saber tudo sobre o básico, e depois quando quero algo mais basta ir pesquisar.

    Esta cena é tão fixe que até podes jogar às minas :)

    Há muitos utilizadores pela net com as suas tiddlys online que fornecem plugins de todo o tipo.

    Uma vez mais, isto é uma ferramenta, eu uso-a agora para organizar as minhas cenas do lab. Mas a não ser que tu sintas mesmo a necessidade de a ter nunca vais perquisar por ela. :) Eu uso-a porque acho 1000x mais prático do que os documentos do word com protocolos e anotações.

    Deixo-vos um link dum gajo a usar a cena para as matemáticas, http://math.chapman.edu/~jipsen/tiddly/tiddlymath.html

  12. Caramba, eu ainda tentei ver como funcionava isto do TiddlyWiki mas desmoralizei-me logo. :(

    1- Isto grava o que tu tens num ficheiro html?
    2- Se esse ficheiro html desaparece o que acontece?
    3- Como meto a minha password e crio a minha conta?
    4- Como mudo as barras de menus?
    5- Como edito as cenas e uso os calendarios, tabelas, etc?
    6- Entrei no site que deste, fiz download, entrei numa cena tipo “getting started” que nao percebi para que funciona, e depois modifiquei uns menus que lá pedia e pus o username, mas para que é que isso serve?
    7- Isto não têm uma cena tipo conta tua, e um programa onde podes funcionar offline?
    8- Os tutoriais não ajudaram grande coisa, como posso confiar na fidelidade do programa?

    Resumo:
    Não percebi nada do que eles pedem. Não é muito userfriendly esta cena apesar de a achar pratica. Tiveste de matar um gato para trabalhar nisto? XD

    Help me please! XD

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s