Como evitar que o Gmail adicione automaticamente contactos

Logotipo do GmailA lista de contactos do Gmail é daquelas coisas que sempre estiveram por lá mas à qual nunca dei muita atenção. Fora um ou dois grupos por conveniência, o auto-complete na barra de endereços é perfeito e nunca me é preciso abrir a aba dos contactos e pesquisar por alguém. Com a utilização mais frequente do Android no telemóvel, cedo percebi que esta lista até então ignorada se tinha tornado num pequeno monstrinho desorganizado, uma vez que o Gmail lhe adiciona todos os endereços a quem enviamos ou recebamos mensagens, ou que façam parte de qualquer lista de remetentes. E quando vamos a sincronizar o telefone com o Gmail… lá se vai a nossa organização nos contactos..

Felizmente, há uma solução simples para evitar que mais contactos sejam adicionados desta forma. Na primeira aba das opções do email (Geral), há uma opção que permite desligar este comportamento (Criar contactos para o preenchimento automático) com a desvantagem de não os termos tão à mão no auto-complete. No meu caso, compensa!

Infelizmente, para os (milhares? de) contactos que já foram adicionados desta forma, pelo que parece, só mesmo à mão.. Uma solução passaria por exportar apenas aqueles que queremos, apagar tudo, e depois importar esta lista..

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s